Você é Produtor ou Criador de Peixe? Saiba agora Diferença.

Não é incomum ouvir por parte de alguns produtores que iniciaram no cultivo de peixes relatos a respeito de não terem alcançado os resultados que esperavam com a atividade. Relatam terem realizado o povoamento dos viveiros/tanques e alimentarem os animais duas vezes ao dia. No entanto, ao final do tempo esperado os peixes não atingem o tamanho desejado. Em uma situação como esta, não seria incoerente afirmar que se está “criando” peixes, ou seja, apenas mantendo os animais no ambiente de cultivo, quando não ocorre algo pior, a perda destes em virtude de mortandade.

Como qualquer atividade de cultivo, a piscicultura, tem como objetivo conseguir uma produção máxima de peixes com o mínimo de despesa, de modo a se obter o maior lucro possível. Para tanto, se faz necessário, conhecer as necessidades da espécie cultivada, determinantes na escolha da estrutura de produção e sistema de cultivo mais adequados.

No entanto, não se limita a isso. A disponibilidade e qualidade de água são fatores fundamentais, dada a importância que exerce sobre os peixes. Assim, o controle da qualidade da água nas condições adequadas passa ser indispensável para o sucesso dessa atividade, bem como o adequado manejo alimentar e sanitário.

Diante disso, os cultivos de peixes fundamentados nas premissas citadas anteriormente, com um planejamento produtivo que considere a “capacidade segura” do sistema, representa a ação de “produzir” peixes, prática realizada de forma profissional e que garante uma melhor produtividade com menores riscos de perdas.

Autora: Valéria Maria de Melo Lima

Engenheira de Pesca com experiência nas áreas de educação ambiental, co-gestão, pesca, beneficiamento e processamento de pescado, aquicultura e dinâmica populacional de camarões peneídeos, e atua como extensionista rural no Estado do Tocantins e editora nacional do Portal Manejo de Peixe.

Referências Bibliográficas

Baldisseroto, B. 2002. Fisiologia de peixes aplicada à piscicultura. Santa Maria, Ed. UFSM, 212p.

Moro, G.V.; Torati, L.S.; Luiz, D.B.; Matos, F.T. 2013. Piscicultura de água doce – multiplicando conhecimento; monitoramento e manejo da qualidade da água em pisciculturas. Embrapa Pesca e Aquicultura. Brasília, DF, p141-160.

Leave A Comment